Luz Intensa Pulsada: Você sabe o que é e para que serve?

A Luz Intensa Pulsada (LIP) é uma tecnologia semelhante ao laser que emite luz com diferentes comprimentos de ondas, atingindo, assim, vários tipos de alvo como a melanina (presente nos pelos, sardas e manchas escuras) , os vasos sanguíneos (microvasinhos da face, pescoço e colo) e o colágeno, estimulando sua remodelação. Portanto pode ser utilizada em vários tratamentos.

E em quais condições podemos usar a Luz Intensa Pulsada?

  • Depilação
    Ocorre destruição do folículo piloso pois a melanina do pelo é o alvo da luz. Não serve, portanto, para pelos brancos, já que eles não possuem melanina. Apresenta boa eficácia e é menos dolorosa quando comparada ao laser. O número de sessões varia de acordo com características da pele e do próprio pêlo.
     
  • Melanoses Solares
    São aquelas manchas escuras arredondadas que podem surgir na face, antebraços, dorso das mãos e colo e que são causadas pela exposição prolongada ao sol. A Luz Pulsada é excelente opção para remoção dessas lesões e ainda atua estimulando a formação de colágeno na pele ao redor das manchas.
     
  • Lesões vasculares da Rosácea
    A Rosácea telangiectásica é uma doença crônica que deixa a pele do rosto com aspecto avermelhado devido ao excesso de vasos sanguíneos. A luz pulsada atua destruindo seletivamente e temporariamente esses vasos e portanto melhorando a vermelhidão. 
     
  • Poiquilodermia
    Ocorre devido à exposição solar com envelhecimento da pele. Localiza-se no pescoço e colo e apresenta-se como uma trama de vasos sanguíneos, vermelhidão, hiperpigmentação e atrofia da pele. A luz pulsada tem ação sobre os componentes da poiquilodermia, conseguindo obter uma melhora acentuada do problema.
     
  •  Flacidez, rugas finas e fotoenvelhecimento
    Com o passar dos anos ocorre uma diminuição da produção do colágeno, que é o que dá sustentação e firmeza à pele. Além disso, com a exposição cumulativa ao sol, ocorre desnaturação das fibras colágenas e elásticas, deixando a pele com um aspecto envelhecido.
    A Luz Pulsada consegue melhorar de maneira significativa os sinais do fotoenvelhecimento.
     
  • Olheiras
    Conseguimos melhorar tanto o componente vascular quanto o componente de hiperpigmentação presentes nas olheiras com o uso da Luz Pulsada.
     
  • Estrias    
    Ao induzir a formação de colágeno, conseguimos uma melhora na textura da pele, melhorando assim o aspecto das estrias.

Quantas sessões serão necessárias?
O número de sessões é variável. É preciso analisar, por exemplo, a cor da pele, o objetivo do tratamento, entre outras coisas.  O Dermatologista é quem vai determinar o número de sessões e o tempo de tratamento. O intervalo entre as sessões é de aproximadamente quatro semanas. Os resultados vão aparecendo progressivamente a cada aplicação, mas já é possível notar melhoras desde a primeira sessão.

Existem contra indicações ao procedimento?
Existem algumas. Gestantes, por exemplo, não devem se submeter ao tratamento. Em peles bronzeadas o risco de complicações também aumenta. Portanto, tratamento com luz pulsada deve ser indicado por um médico dermatologista para minimizar os riscos e obter maior eficácia nos resultados.O médico fará uma avaliação para determinar se não há nenhuma contraindicação ao procedimento.

Complicações do tratamento
Nos dias logo após o procedimento podem ocorrer inchaço do local, escurecimento das manchas e vermelhidão que se resolvem rapidamente. 
Complicações mais sérias como queimaduras são bem raras e geralmente ocorrem com a falha na aplicação da técnica. 

Conclusão
Para concluir, trata-se portanto de um tratamento muito utilizado nos consultórios dermatológicos, já que se trata de tecnologia segura, que consegue tratar várias condições simultaneamente e que apresenta bom custo benefício para o paciente.

 

Previous
Previous

inverno - cuidados com a saúde e pele

Next
Next

o dezembro laranja